O que a Bíblia diz sobre ‘cremar’ o corpo?

  • 19/11/2024
O que a Bíblia diz sobre ‘cremar’ o corpo?
O que a Bíblia diz sobre ‘cremar’ o corpo? (Foto: Reprodução)

E o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu. (Eclesiastes 12:7)

Há temas que não deveriam ser polêmicos, mas diante de uma humanidade de mais de 8 bilhões de pessoas, é difícil ter consenso. Diante disso apresento um resumo das perspectivas bíblicas, opiniões de especialistas e a análise cultural sobre a cremação ao redor do mundo, não com o intuito de torná-lo a favor ou contra, mas para que facilite sua compreensão e escolhas futuras.

O que a Bíblia fala da ‘cremação’?

A Bíblia não se expressa a favor ou contra a cremação. Em alguns textos tanto o sepultamento quanto a cremação ocorrem em contextos diferentes e sem proibição. Por exemplo, em I Samuel 31:11-13, os corpos de Saul (rei de Israel) e seus filhos foram queimados (cremados), sem nenhum tipo de ‘preconceito’.

"Quando os habitantes de Jabes-Gileade souberam do que os filisteus tinham feito com Saul, os seus homens mais valentes partiram durante a noite e retiraram os corpos de Saul e de seus filhos do muro de Bete-Seã. Depois, voltaram para Jabes, onde os queimaram."

Em Amós 6:10: Há uma referência à cremação durante a peste para evitar contaminação.  "E quando o parente que queima o corpo vier recolher os ossos da casa..."

Em 2 Reis 23:15-20, refere-se à queima de ossos humanos, mas não de forma desumana ou condenável.

Josias também derrubou o altar que estava em Betel e o lugar alto que Jeroboão, filho de Nebate, havia construído para levar Israel a pecar. Destruiu o lugar alto, reduziu a pó o seu altar e queimou o poste da deusa Aserá. Quando Josias olhou ao seu redor, viu as sepulturas que estavam ali no monte; mandou tirar delas os ossos e os queimou...

O que a Bíblia fala sobre o sepultamento?

A Bíblia menciona o sepultamento inúmeras vezes, porém como prática local, quer seja oriunda da influência de Abraão, quer seja por outras influências, entretanto, em nenhum lugar da Bíblia o sepultamento é mandatório, no sentido de ser a única forma de recolher o corpo humano, após à morte.

Gênesis 3:19: A ideia de voltar ao pó, não é conclusiva se é somente via sepultamento, ou se a cremação também pode.  "Pois você é pó e ao pó voltará."

Eclesiastes 12:7: O espírito retorna a Deus e o corpo volta ao pó, sugerindo sepultamento. "E o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu."

2 Reis 23:16-20: O rei Josias queima os ossos de falsos profetas como um sinal de desonra. "E tirou os ossos do túmulo e os queimou sobre o altar, para profaná-lo."

Entretanto não demonstra que era algo comum de se fazer, ou se foi somente o cumprimento da profecia. Deus nunca mandaria alguém, mesmo através de profecia, praticar o pecado. Em Deus não há pecado ou mentira (Números 23:19). Noutros versículos como Gênesis 23:19, percebemos o sepultamento de Sara em uma caverna. Ou em Mateus 27:57-60, o corpo de Jesus é sepultado em um túmulo, mas em nenhum lugar na Bíblia há pró ou contra a cremação ou ao sepultamento.

Com o passar dos tempos, com o surgimento de seitas, heresias e rituais satânicos-pagãos, tanto os túmulos se tornaram alvos de violação, quanto rituais de cremação ocorreram, mas não por questão divina, mas maligna.

No Judaísmo, estudiosos como David Wolpe afirmam que a prática da cremação não é vista como pecaminosa, pois Deus pode ressuscitar qualquer corpo, independente do seu estado após à morte. Por outro lado, linhas mais ortodoxas do Judaísmo são contra a cremação, considerando-a uma violação da crença de que o corpo deve ser respeitado como criação de Deus. A prática do sepultamento está ligada à ressurreição dos mortos, um conceito central no judaísmo. O estudioso Moshe Feinstein diz: A cremação é proibida porque vai contra a ideia de que o corpo deve retornar à terra naturalmente.

No Cristianismo vários estudiosos sustentam que a cremação não impede a ressurreição, citando passagens como João 5:21, onde se afirma que Deus tem poder sobre os mortos.

- Martinho Lutero: defendia o sepultamento, mas não condenava a cremação em casos excepcionais, como em pestes.

Aceitar ou rejeitar a cremação ou sepultamento do corpo depende de pessoa para pessoa, cultura para cultura, mas não há nada que desaprove um ou outro. A grande verdade é que, por questões sanitárias, e de sustentabilidade, cada vez mais adeptos da cremação têm surgido, porque entendem que o planeta está ‘inchando’, e os cemitérios estão se tornando lugares ‘inseguros’ e não higiênicos, diante de tantas pandemias etc. Entretanto, uma política pública sustentável poderia, sim, tornar o cemitério em algo mais sustentável e seguro.

Na Ásia e Oriente Médio a prática da cremação é comum para várias culturas, assim como o sepultamento. Algumas religiões possuem suas doutrinas acerca da cremação, como por exemplo:

- No Hinduísmo a cremação é uma prática comum, considerada uma forma de libertar o espírito do corpo. Todavia, somente a cremação feita às margens do rio Ganges é capaz de livrar o morto do ciclo enfadonho do carma, reencarnação (algo que os pobres não têm condição de pagar).

- No Budismo a cremação é frequentemente preferida como parte do ciclo de vida e morte.

Nem tampouco o Hinduísmo quanto o Budismo determinam a prática local, mas sim a cultura particular de cada pessoa, em que vários lugares praticam o sepultamento ou a cremação.

Nas tradições Abraâmicas, como Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, tradicionalmente, se prefere o sepultamento, porém inúmeros praticantes dessas religiões estão aderindo cada vez mais a cremação, por questões sanitárias e de sustentabilidade.

A questão humana se torna comum em todos os lugares do mundo. Por exemplo:

- Na África há comunidades que praticam o sepultamento, outras a cremação.

- Na Oceania algumas culturas aborígenes têm rituais específicos que incluem tanto o sepultamento quanto a cremação.

- Na Europa e nas Américas cada povo tem suas tradições pró cremação ou pró sepultamento e vice-versa.

Pesquisas indicam que as atitudes em relação à cremação ou sepultamento podem ser influenciadas por fatores psicológicos e sociais. Sociólogos dizem:

- A aceitação da cremação reflete mudanças na cosmovisão sobre morte e memória.

Ou seja, não há nada no mundo que demonstre que a cremação ou o sepultamento sejam errados, um em detrimento do outro. Isto é algo mais particular e familiar do que cultural hoje em dia.

Considerações Morais e éticas

- Prós da Cremação:

Menor impacto ambiental em comparação com cemitérios tradicionais.

Redução de custos e uso de terra.

Praticidade em locais onde o sepultamento é impraticável.

- Contras da Cremação:

Para muitos, a cremação pode ser vista como desrespeitosa ao corpo.

A crença na ressurreição e o respeito ao corpo físico são fatores que tornam a cremação controversa em algumas religiões.

Diferenças culturais podem gerar tensões em comunidades onde o sepultamento é a norma.

A Bíblia não proíbe a cremação, nem tampouco, a defende, deixando a prática em aberto para interpretação cultural e teológica. Enquanto o sepultamento é amplamente favorecido nas Escrituras e nas tradições judaico-cristãs, a cremação é uma opção mais aceita em outras partes do mundo e em diferentes contextos religiosos. A decisão entre sepultamento e cremação, portanto, é muitas vezes baseada em fatores pessoais e não teológicos ou bíblicos.

De qualquer forma, se você é a favor do sepultamento, siga em paz. Se é a favor da cremação, siga em paz. Como Paulo diz em Romanos 14:2-6:  Um crê que pode comer de tudo; já outro, sendo fraco na fé, come apenas hortaliças. Aquele que come de tudo não deve desprezar quem não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar quem come, pois Deus o aceitou.

Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu próprio senhor que ele está em pé ou cai. E ficará em pé, pois Deus é capaz de sustentá-lo. Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia especial, para o Senhor o faz. Aquele que come carne, para o Senhor come, pois dá graças a Deus. Aquele que não come, para o Senhor não come e dá graças a Deus.

A Bíblia não defende tudo, por exemplo, comer carne sacrificada a ídolos, ou com sangue etc., é considerado pecado (Gênesis 9:3-4; Atos 15:28-29). Que tudo seja feito no temor do Senhor e com consciência santa, caso contrário você viverá pela opinião dos outros, com dúvidas e não no seu discernimento da Bíblia. Tenha conselheiros confiáveis, prudentes e sábios para que possa aprender a tomar decisões melhores (Provérbios 11:14).

Maranata ora, vem Senhor Jesus!

 

Fernando Moreira (@prfernandomor) é pastor na Igreja Batista do Povo em Vila Mariana - SP. Bacharel em Ciência da Computação e Teologia. Mestrado em Ciência da Computação. Doutorado em Teologia e MBA em Vendas, Marketing e Geração de Valor. É membro da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil, associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), executivo de tecnologia, mentor de carreiras executivas, conselheiro administrativo, palestrante, conferencista e autor de vários livros.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Halloween: Entre a diversão e a perdição

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/fernando-moreira/o-que-biblia-diz-sobre-cremar-o-corpo.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes